Massagem Modeladora

Massagem Modeladora

O que é massagem modeladora?

A massagem modeladora é uma massagem feita com movimentos mais fortes e profundos, com o intuito de atingir camadas mais profundas da pele. A atribuição de que ela quebra da gordura se dá por conta dos movimentos de força aplicados na região e pelo fato da gordura ter pouca resistência a pressão ela cede com a massagem vigorosa. A massagem atua também na circulação, melhorando o metabolismo da região. Dessa forma, ela  também é eficiente contra a celulite, em todos os graus. Podem ser usados acessórios para aumentar a intensidade da massagem como: rolos com pequenas ventosas, bolinhas com texturas, luvas com texturas, entre outros.

Outros nomes

Massagem Power, Massagem Turbinada, Lipoescultura com as mãos, Massagem Redutora etc.

Indicações massagem modeladora

As principais finalidades da massagem modeladora são ativar o metabolismo local, aumentar a circulação sanguínea e estimular respostas neuromusculares, fazer a quebra da gordura propriamente dita o que dá a impressão de estar com o região mais amolecida logo após o procedimento. Esse efeito também ajuda a reduzir a celulite no local. É mais comum que a massagem acabe sendo feita com muita força e prejudique as fibras que sustentam da pele, causando flacidez em longo prazo.

 

Como é feita a massagem modeladora?

A massagem modeladora tem movimentos mais vigorosos que a drenagem linfática, executados de forma rápida e firme. Utiliza movimentos como deslizamento, amassamento, pinçamento e percussão. Geralmente ela é indicada a áreas com grande acúmulo de gordura, como: abdômen, quadris, culote, glúteos, coxas e às vezes nos braços.

Pode haver dor, mas não deve ser algo excessivo. Não deve haver hematomas nas regiões em que a massagem for feita, isso indica que o procedimento foi executado de forma errada, com muita pressão na região. Além disso, as marcas roxas significam má oxigenação na área, algo que vai contra os princípios da técnica.

As Sessões

A massagem modeladora deve ser feita duas ou três vezes por semana, e normalmente o tratamento deve ser contínuo, para ter a manutenção dos resultados. Mas em pessoas com alimentação balanceada e atividade física constante indica-se após o tratamento uma sessão por semana após a obtenção do resultado esperado. Cada sessão dura de acordo com a região e a quantidade de gordura, e pode haver um intervalo de 48 a 72 horas entre cada uma delas, de acordo com a avaliação do profissional.

 

Quais profissionais podem fazer?

A massagem deve ser feita por um profissional de confiança, para que não deixe hematomas

É importantíssimo que a massagem modeladora seja feita por profissional capacitado, geralmente fisioterapeuta dermato-funcional ou esteticista.

Cuidados antes massagem modeladora

Como geralmente a massagem é realizada com cosméticos termogênicos ou não (que aquecem e estimulam o metabolismo local), o ideal é que seja feita uma esfoliação corporal uma vez por semana, para que se consiga uma melhor penetração dos princípios ativos que estes cosméticos contêm.

Se a intenção for realizar a massagem no abdômen, o ideal é não comer antes da sessão, pois os movimentos vigorosos podem provocar refluxo ou mesmo vômito durante a massagem. Alimentação leve com jejum de uma hora e meia é o suficiente.

Cuidados após massagem modeladora

O ideal é tentar deixar os cremes usados na massagem na pele por até duas horas, para que eles possam agir por mais tempo e trazer benefícios para a pele. Realizar uma atividade física aeróbica nesse período é uma ótima pedida para potencializar os benefícios da massagem.

Contraindicações

Pessoas com febre devem evitar, pois o procedimento eleva ainda mais a temperatura. Quem tem osteoporose pode sofrer fraturas ou micro fraturas por causa da fragilidade óssea.

Varizes e fragilidade capilar também são contra indicadas pelos movimentos vigorosos que podem romper os vasinhos (que causará hematomas) e em casos mais graves de varizes, um vaso mais calibroso pode ser prejudicado.

Gestantes também são contraindicadas para essa massagem.

 

Possíveis complicações massagem modeladora

Os riscos e complicações apenas irão ocorrer se as contraindicações não forem respeitadas ou se o profissional não for capacitado. Quando a massagem é feita com muita força, pode causar rompimento de vasos e também machucados na pele, indicativos de que ela não está sendo feito de forma incorreta.

Resultados

Você pode parar de sentir os resultados após um certo tempo sem fazer o procedimento. Isso varia de caso para caso, mas pode ocorrer em 15 dias, um mês, dois meses, e depende de fatores como alimentação, atividade física, retenção de líquidos entre outros…

 

Alie massagem modeladora a…

Alimentação balanceada: Se você quer ter o corpo em forma, não adianta, comer bem é essencial. Até porque, são as calorias em excesso e as gorduras mal escolhidas que vão se converter nos pneuzinhos. Consumir de forma equilibrada os macronutrientes (gordura, carboidratos e proteínas), bem como consumir apenas a energia que você gasta ao longo dia, são estratégias importantes para não ficar sempre repondo a gordura.

Atividade física: A melhor forma de converter massa gorda em massa magra é praticando exercícios. Além de reduzir a gordura corporal, a atividade física ajuda a turbinar os resultados da sua massagem modeladora.

Ultrassom: O aparelho emite ondas sonoras promovendo vibrações mecânicas que aumentam a circulação local e alteram a membrana das células adipócitas (células de gordura) favorecendo o extravasamento do conteúdo celular. Ele pode ser associado a uma corrente estéreo-dinâmica, que é utilizada justamente para estimular o sistema linfático.

Ultracavitação: A técnica atua sobre as células de gordura, atingindo uma maior profundidade que o ultrassom, por exemplo. Suas ondas mecânicas provocam vibrações e a formação de microbolhas nos líquidos corporais presentes no local de aplicação, estimulando a quebra da gordura. Com isso o conteúdo adiposo é removido de dentro das células, reduzindo o tamanho do adipócito.

Criolipólise: O método consiste no resfriamento intenso e local que acarretará na destruição das células de gordura sem causar danos aos tecidos adjacentes. Após esse congelamento a célula não volta mais para sua forma normal, sendo eliminada pelo organismo. É um método não invasivo, seguro e eficaz (em uma única aplicação a área tratada pode ter sua camada de gordura reduzida em média de 25% a 30%). Por enquanto é a tecnologia mais eficaz destinada ao combate de gordura localizada.

Dentre Outros…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *